BLOG STOCK
AS NOVIDADES DO MERCADO DE VEÍCULOS
O mercado automotivo brasileiro está passando por uma transformação significativa, e os números do primeiro semestre de 2024 refletem essa mudança.
Os carros chineses estão ganhando espaço e assumindo a liderança nas importações para o Brasil e você confere todas as informações sobre essa tendência a seguir.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), o país registrou um total de 193.428 veículos importados apenas no primeiro semestre de 2024.
Esse número representa um
aumento de 38,8% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram importadas 139.111 unidades. Além disso, esse volume é mais que o dobro do registrado durante o período da pandemia em 2020.
Dentre as importações, cerca de 44.291 veículos são de marcas afiliadas à Abeifa,. onde as fabricantes chinesas estão se destacando. A BYD, por exemplo, apresentou um crescimento impressionante, emplacando mais de 1.700, somente em 2023 e em 2024 esse número saltou para mais de 32 mil no mesmo período, representando um aumento de 1.812%. Vale destacar que a BYD também é responsável pelo carro elétrico mais vendido no Brasil, o BYD Dolphin.
Outras marcas chinesas, como
GWM (Great Wall Motors), também estão ganhando espaço. Apenas nos seis primeiros meses de 2024, emplacando mais de 12.700 veículos, um número expressivo se comparado às 2.162 vendas no mesmo período de 2023.
Em termos financeiros, as vendas de carros chineses totalizaram US$ 2,6 bilhões no primeiro semestre de 2024, estabelecendo um recorde e representando 52% do total das importações de automóveis. A Argentina, que já foi líder nesse cenário, caiu para a segunda posição, com vendas de US$ 758,7 milhões.
A entrada dos carros chineses no mercado brasileiro é uma realidade, e os números mostram que essa tendência veio para ficar. As fabricantes chinesas estão investindo em qualidade, tecnologia e modelos que atendem às necessidades dos consumidores brasileiros.
O cenário automotivo está se transformando, e os carros chineses estão assumindo a liderança nas importações, trazendo mais opções e competitividade para os consumidores.
Fontes: