BLOG STOCK
AS NOVIDADES DO MERCADO DE VEÍCULOS
O mercado automotivo brasileiro apresentou um ótimo desempenho no primeiro semestre de 2024, com o segmento de veículos usados registrando um aumento significativo nas vendas, assim como os emplacamentos de novos veículos.
A seguir, confira os detalhes desse crescimento, impulsionado por fatores econômicos e novas políticas governamentais e, também, as projeções para o restante do ano.
O mercado de veículos usados no Brasil demonstrou um crescimento notável no primeiro semestre de 2024, alcançando um total de 7,3 milhões de unidades vendidas. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - FENABRAVE, o setor apresentou uma alta média de 7,2% em comparação com o mesmo período de 2023, com crescimento em quase todos os segmentos analisados.
Em junho, as transferências de propriedade de veículos usados aumentaram 7,2% em relação a maio e 10,3% em comparação com junho de 2023. Este resultado positivo ocorreu apesar do menor número de dias úteis em junho (20 dias) em relação a maio (21 dias).
Segundo
Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE, a movimentação no mercado de veículos novos, tem contribuído para o aquecimento do setor de usados. O uso do RENAVE usados (Registro Nacional de Veículos em Estoque) tem tornado essas transações mais seguras e a expectativa é que todos os estados brasileiros adotem esse sistema.
Especificamente, as transações de automóveis e comerciais leves usados, cresceram 8,9% em relação a maio e 10,9% comparado a junho do ano anterior, acumulando um aumento de 7,7% no semestre. Veículos com até três anos de fabricação representaram 11,68% das transações em junho e 10,8% no primeiro semestre de 2024.
O segmento de motocicletas usadas também mostrou um desempenho positivo, com um crescimento de 2,1% em relação a maio e 10% em comparação com junho de 2023, acumulando um aumento de 7,4% no semestre.
Novos emplacamentos de veículos também tiveram um primeiro semestre forte em 2024, com um aumento acumulado de 16,3%. Este crescimento foi impulsionado principalmente pelos segmentos de motocicletas, automóveis e comerciais leves.
Segundo a FENABRAVE, o Programa MOVER, recentemente sancionado pelo Presidente Lula, deve estimular o lançamento de novos veículos e tecnologias no país, impulsionando ainda mais as vendas.
Andreta Jr. ressalta que o crescimento foi consistente tanto em volume total quanto de média diária de vendas, com todos os segmentos, exceto comerciais leves, apresentando alta em relação ao mês anterior. A disponibilidade de crédito tem sido um fator crucial para este desempenho positivo.
O acumulado de emplacamentos até junho é o melhor para o período desde 2014, confira:
Motocicletas: +19,54%
Automóveis e comerciais leves: +15,26%
Automóveis e comerciais leves híbridos: +68,97%
Automóveis e comerciais leves elétricos: +723,77%
Com base no desempenho dos segmentos no primeiro semestre, a FENABRAVE revisou suas estimativas para 2024. O setor como um todo deverá crescer 16,7%, acima dos 13,5% inicialmente previstos em janeiro.
Automóveis e comerciais leves: a previsão de crescimento foi ajustada para 15%, após a expectativa inicial de 12%, devido aos resultados positivos e condições de mercado favoráveis.
Motocicletas: o segmento, beneficiado pela demanda de serviços de entrega e como alternativa de mobilidade individual, teve sua projeção de crescimento revisada de 16% para 20% em 2024.
Com a aprovação da lei que regulamenta o Programa MOVER, espera-se que as montadoras invistam em novos produtos, impactando positivamente as vendas nos próximos anos. As montadoras participantes do programa já anunciaram investimentos de aproximadamente R$ 130 bilhões até 2032.
Fonte:
FENABRAVE