Panorama de Veículos 2024 destaca o papel do RENAVE no setor automotivo

O evento Panorama de Veículos 2024 promovido pela ACREFI (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) no último dia 23 de maio, trouxe temas relevantes sobre o mercado automotivo e um dos tópicos em destaque foi o RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque), especialmente no contexto dos veículos usados.
O encontro apresentou diversos dados sobre o mercado de veículos seminovos e usados e o Time B3 da Unidade de Infraestrutura de Financiamento de Veículos marcou presença com insights relevantes e trocas de experiência e conhecimento.
Aproveite e confira alguns temas abordados por especialistas durante o evento:
RENAVE para usados
Desde janeiro de 2022, o RENAVE é obrigatório para veículos zero quilômetro. No entanto, para o mercado de veículos usados, o uso é opcional e nove estados brasileiros já aderiram.
Vale destacar que a implantação do RENAVE foi fundamental para ampliar o acesso dos revendedores de veículos a linhas de crédito e se mostrou um instrumento importante para mitigar riscos de fraudes – especialistas enfatizam a necessidade de acelerar a adesão também no mercado de usados, para assim, reduzir fraudes, custos e proporcionar maior segurança nas vendas.
O presidente da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), Enilson Sales, destacou que o sistema financeiro, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e a própria entidade que ele representa estão alinhados para impulsionar esse processo.
Desmitificando o RENAVE
O RENAVE é uma ferramenta essencial para combater fraudes e lavagem de dinheiro, beneficiando desde as lojas de veículos formalizadas até os consumidores finais.
Porém, quando falamos sobre essa ferramenta, é necessário olhar o mercado de motocicletas que atualmente apresenta um grande volume de vendas de usadas em comparação as novas e que não traz uma visão clara sobre a estrutura de custos para este segmento, conforme apresenta o presidente do Banco Yamaha, Nelson Aguiar.
Além disso, o gerente executivo de Relações Comerciais do Banco BV, Luis Gabriel Mendes, enfatizou a importância de uma regra clara de transição para questões tributárias, especialmente nos estados onde o Simples Nacional prevalece.
Dentre diversos temas abordados, destacamos que o RENAVE é uma peça-chave para aprimorar a transparência, a segurança e a eficiência nas operações de veículos usados. E a colaboração entre entidades, reguladores e revendedores é essencial para promover sua adoção e colher os benefícios desse sistema.
Fonte:
Panorama de Veículos 2024.
